Titulo
A Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve foi fundada em 1971 como Grémio Distrital dos Hoteleiros e Similares de Faro, sendo a sua sede social inaugurada três meses depois na Rua Dr. João Lúcio, em Faro.
A criação deste Grémio deveu-se à necessidade de uma associação local mediadora, que pudesse reivindicar autonomia e coordenasse na sua própria Região as directrizes, visto que até então os hoteleiros algarvios se inscreviam numa Associação situada em Lisboa, com uma tutela distante, abstracta e de um centralismo dominante.
Após a revolução do 25 de Abril de 1974, os grémios foram extintos, e ao abrigo do Decreto-Lei nº. 215-C/75 a designação AIHSA foi aprovada e em 1975 regida por novos estatutos, foram eleitos os seus primeiros corpos sociais.
Com o crescente desenvolvimento da indústria turística na Região Algarvia, a AIHSA continua a procurar, responder às necessidades dos seus Associados, estando atenta à problemática vivência deste sector e à defesa dos seus interesses.
Caracterização da AIHSA/Envolvente Externa
A AIHSA foi pioneira e única na Região Algarvia no que concerne à sua actividade. Como Associação que é, não visa o lucro e vive exclusivamente da quotização dos seus Associados.
Localizada numa Região onde predomina a Indústria Turística, os seus cerca de 2000 sócios, repartidos por estabelecimentos hoteleiros, restauração e bebidas de todo o Algarve, delegam na AIHSA a representatividade deste sector.
A AIHSA mantém uma cooperação directa com os sectores público e privado. Ao longo destes anos tem sido em muitos casos o parceiro colaborante e crítico. A constante participação em grupos de trabalho e reuniões com o Governo e Entidades Oficiais da Região, permite-lhe ter palavra em questões fulcrais da vida portuguesa com particular relevância no turismo, procurando encontrar as melhores soluções para os problemas que afectam os empresários algarvios.